24 de setembro de 2010

Desesperadamente procurando um xeque-mate social-democrata

A crise, que financeira, económica ou política é sempre culpa do governo e nunca enraizada no contexto global, deixa qualquer um de nós exausto. Porque o quotidiano está difícil, porque o desemprego é aquele que conhecemos, porque as gerações mais jovens vivem o paradoxo de não ajudarem o país sem que se eduquem superiormente, mas assim que se educam engrossam fileiras de desempregados ou mal empregados.
Agora, a duas semanas da entrega governamental do projecto de orçamento na Assembleia da República, todos os jogadores do tabuleiro movimentam-se, face à jogada de um PSD que desesperadamente procura o xeque-mate. Sejamos francos, Pedro Passos Coelho é um flop. E já é visível a movimentação interna. O PSD nunca foi partido de perdoar Messias que prometem mas falham nas sondagens, e os vinte Deputados que não assinaram o projecto de revisão constitucional, essa tragédia em demasiados actos, são mero exemplo.
Vai dai, o PSD recusa a negociação prévia do projecto orçamental, e apregoa que viver em duodécimos não é desgraça alguma, pois o único senão é a impossibilidade de aumentar a despesa e cobrar mais impostos, e é isso mesmo que se pretende. Pois isto é pura m-e-n-t-i-r-a. Qualquer pessoa que estude um par de horas o complexo das Finanças Públicas portuguesas sabe quão inverosímil e populistas é esta linha que o PSD tem tentado coser discursivamente em tudo o que é telejornal. Aliás, para liberais tão assumidos, estes senhores estão a ignorar demasiado o mercado. E mais: querem eleições? Acham que vencem? Mas sabemos todos que das eleições antecipadas, por ora, têm fugido como o diabo da cruz!
O meu diagnóstico é simples: Passos quer que Cavaco Silva resolva o imbróglio, porque sabe que o OE 2011 não vai colher simpatia popular e precisa de se descartar das medidas de contenção. E sabe que o PR, também candidato a PR, não pode nem quer ir a eleições com o país a duodécimos ou com eleições legislativas à espreita. Mais, sabe que Cavaco Silva fará tudo para salvar o país de maior descrédito nas praças financeiras e instituições internacionais, destino óbvio se nos revelamos incapazes de, sequer, acordar num orçamento.
Mas este feitiço, sr. Passos, tem o condão de virar-se contra o feiticeiro. Nem um Harry Potter de mão cheia conseguia fazer desta manobra uma poção mágica de qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário