6 de outubro de 2010

A República e o sonho português

Na sessão solene comemorativa do centenário da República, ouviram-se discursos com circunstância, pompa só de quando em vez. Mas destaco a palestra do CDS-PP, pela deputada Assunção Cristas, que enalteceu a possibilidade de todos serem tudo, na República: podemos dizer «a qualquer menino e a qualquer menina das nossas escolas» que pode vir a ser primeiro-ministro ou Chefe de Estado.
É o sonho português. Afinal, como lembraria o poeta Alegre, os valores republicanos todo permitem e comandam o sonho: liberdade, igualdade, fraternidade. Yes, we can! Slogan de campanha do PP no próximo acto eleitoral. Pelo meio, pode viabilizar o orçamento de 2011.

3 comentários:

  1. É precisamente por todos poderem ser tudo que hoje estamos no pântano em que estamos.

    Falta consciência!

    ResponderEliminar
  2. Certamente a deputada Assunção Cristas esqueceu-se de por, entre vírgulas, que "todos podem ser chefes de Estado se forem filiados numa juventude partidária dos dois partidos que dominam o sistema e, de preferência, com menos habilitações que puderem para dirigirem uma empresa do Estado o mais inutilmente possível e com sucesso."
    Parabéns pelo blog, bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. pena que a republica, tão segura de si, não permita em sua constituição que a verdade seja dita, pois tão hipócrita sonho de menino não passaria de simples e plagiada ilusão...

    enfim, no meio deste desterro ainda há quem sem medo diga basta a esta mentira agora centenária...

    para ficar no pensamento, seria mais fácil manter um rei do que uma gamela de raposas politicas que fazem questão de ter uma panela para cada barriga, mas economia não é a questão ...

    ResponderEliminar