2 de outubro de 2010

Caramba, já deixava o antepenúltimo lugar do painel de palpites do Expresso...

... Mas o «Estado da bola» não é brilhante para efeitos de adivinhações.
No Expresso de hoje:


A crise dos palpites

Marta Rebelo


Quando o Expresso me convidou para integrar tão letrado grupo, tratei de avisar que a minha experiência com este tipo de painéis não é famosa nos resultados. Há sempre uma multiplicidade de factores a ter em consideração, e muitos não se compadecem com os «timmings» que nos são dados para produzir previsões certeiras. Acresce que quanto mais dedicado se é a um clube do coração, menos isento no palpite. É o meu caso. Não é segredo que o meu Glorioso Clube é o Sport Lisboa e Benfica, campeão em título, mas pouco dado a aventuras de campeão neste início de época.
Aqui jaz a questão: não tivesse eu previsto o que a época passada seria óbvio, e insistido no óbvio que seria apesar dos resultados com o Nacional, com a Académica, e a minha posição neste painel seria outra! Mas, mais importante, a localização do Benfica na tabela de classificações seria outra também.
Num ano em que só coisas tristes têm sucedido no futebol português, as previsões sobem o timbre da dificuldade. O pós-Mundial, com o caso Queiroz e as debilidades do futebol português postas completamente a nu, ainda produz resultados nefastos: que esperar das eleições na Federação Portuguesa de Futebol? Até quando é vamos ouvir notáveis da praça futebolística dizer que só avançam para a FPF se Gilberto Madaíl não se recandidatar? Até quando é que vamos justificar as misérias do nosso futebol com intromissões políticas? E esta época, em que o Futebol Clube do Porto coloca os pés à parede e diz «o terceiro lugar outra vez? Nem pensar», vamos assistir a festividades semelhantes à que levou Olegário Benquerença a ser homenageado no Porto e esquecer-se das mais elementares regras da arbitragem em Guimarães?
Nada disto me permite esquecer duas realidades: o FCP está forte, ainda que Villas-Boas seja um miúdo pretensioso que faz uma péssima imitação de Mourinho - para implementar a técnica do «Boeing» ou sair a meio de conferências de imprensa, falta-lhe muita papa maizena; o meu Glorioso Benfica não tem guelra de campeão, como teve a época passada, houve falta de previsão e (re)construção num plantel de vencedores.
Mas, apesar do cenário, vamos lá aos palpites, meus senhores.

Sem comentários:

Enviar um comentário